Queimaduras em crianças: tratamento pode ser doloroso e deixar cicatrizes permanentes
Notícias / / 07, Junho, 2023
No Brasil as queimaduras representam a quarta causa de morte e hospitalização por acidente de crianças e adolescentes de até 14 anos. Segundo o médico pediatra da Unimed Araxá, Wilton Amorim de Matos Neto, a maioria das queimaduras ocorre na cozinha e na presença de um adulto. “Em muitos casos o tratamento é muito doloroso, demorado e deixa marcas para sempre”, ressalta.
Causas comuns:
- Escaldadura (queimadura por líquidos quentes) – é a principal causa em menores de 5 anos.
- Contato com fogo e objetos quentes – as queimaduras por chamas são mais graves, atingem maior extensão e profundidade da pele. O álcool é um importante agente causador.
- Queimadura provocada por substâncias químicas – a ingestão de soda cáustica continua sendo a maior fonte de queimaduras químicas em crianças. As pequenas pilhas, as baterias de relógios e de aparelhos eletrônicos representam perigo por possuir conteúdo corrosivo.
- Queimadura por exposição à eletricidade – os acidentes por fios e aparelhos elétricos acometem mais as crianças menores de 5 anos. Também são vítimas os adolescentes que, ao empinar ou retirar pipas da rede elétrica, têm contato com fios de alta tensão.
- Exposição excessiva ao sol.
O que fazer?
Ainda segundo o médico, todas as queimaduras devem ser tratadas de forma imediata para reduzir a temperatura da área queimada e o dano à pele e aos tecidos subjacentes.
Busque atendimento médico imediato caso:
- A queimadura for considerada de segundo ou terceiro graus.
- A área queimada for grande, mesmo que a queimadura não pareça grave, ou sempre que a queimadura parecer cobrir mais de 15% a 20% do corpo.
- A queimadura for provocada por fogo, corrente elétrica ou substância química.
- A queimadura for no rosto, couro cabeludo, articulações ou genitais.
- A queimadura parecer estar infectada (inchada, com pus, cada vez mais roxa ou com linhas roxas na pele que rodeia a ferida).
Sobre a Unimed Araxá
Referência no segmento, a Unimed Araxá tem atualmente 200 médicos cooperados nas mais diversas especialidades e atende mais de 40 mil beneficiários e cerca de 650 empresas contratantes nas cidades de Araxá, Ibiá, Campos Altos, Perdizes, Pedrinópolis, Tapira e Pratinha.
A cooperativa iniciou suas atividades em 11 de maio de 1989 para atender ao anseio da classe médica em proporcionar um atendimento digno e ético aos clientes e ampliar o campo de trabalho dos cooperados. Desde 2017 tem seu hospital próprio, que conta com o que há de mais moderno e eficiente na área e que também integra um Centro de Diagnóstico por Imagens e um Moderno Laboratório de Análises Clínicas. Recentemente inaugurou nas mesmas dependências um moderno Centro de Oncologia, o setor oferece estrutura de quimioterapia.
Em sua Clínica Multidisciplinar oferece atendimento exclusivo de profissionais como psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. O Espaço Viver Bem oferece programas de saúde voltados à melhoria da qualidade de vida, promoção da saúde e prevenção de doenças.
A Unimed Araxá faz parte do maior e melhor complexo de operadoras de planos de saúde do Brasil, com ampla rede credenciada, e quer proporcionar à sua família e aos colaboradores da sua empresa a segurança e tranquilidade para garantir o bem estar e a saúde.