Mais de 15 milhões de investimento nos próximos dois anos, abertura de novos postos de trabalho e a possibilidade de atrair outras empresas para o município. A Prefeitura de Araxá promoveu na última semana a concessão de terrenos no Distrito Industrial (DI) para a instalação de seis novos empreendimentos. O prefeito Aracely de Paula e os representantes de cada empresa realizaram a assinatura dos contratos que fomentará a economia da cidade nos próximos meses.
O processo licitatório para as empresas se instalarem no Distrito Industrial faz parte de projeto de lei que instituiu o Programa de Incentivo à Instalação e Expansão de Empresas (PROEMP) e, consequentemente, criou o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (CMDE) e o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico de Araxá (FUMDEARAXÁ). Nesta primeira etapa do projeto, as seis empresas que preencheram os requisitos necessários na licitação foram: Analítica Química, Indústria e Comércio Ltda; Gran Bolsas Máquinas Ltda; Oxiara Logística Ltda; Revtec Tecnologia Revestimentos Ltda; Sackett do Brasil Equipamentos e Sistemas Ltda e Transliza Ltda.
“Nós analisamos as propostas das empresas com todos os atributos oferecidos, como por exemplo, geração de emprego e renda, construção da sede própria, aquisição de equipamentos, se os empregos gerados contemplam uma mão de obra especializada e técnica, a capacidade de atrair novos fornecedores para cidade, dentre outros. O prazo máximo para o início das obras de instalação dos empreendimentos contemplados é de 120 dias. Essas primeiras empresas desenvolverão atividades como indústria química, transporte de gases e cargas e produção de equipamentos”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovações Tecnológicas, Geraldo Lima Júnior.
De acordo com o secretário, todos os atributos oferecidos pelas empresas possuem uma pontuação especifica que está definida na legislação. “Esse projeto é considerado de vanguarda, pois atende os interesses dos empresários na atualidade e gera segurança jurídica para os contemplados e a própria Prefeitura. Já tivemos contatos de outros empresários com interesse de investir em nossa cidade. Por isso, já iniciamos a elaboração de um novo edital para a instalação de mais empresas no DI, já que não limite de participantes no processo licitatório”, afirma.
O prefeito destaca que o objetivo é atrair empresas com potencial de investimento e capacidade tecnológica. “Esse projeto é um marco para Araxá. Um programa de vanguarda, que se faz necessário para aqueles que querem investir e trabalhar na nossa cidade sintam que a participação e parceria do governo municipal como um todo, tanto do Legislativo quanto do Executivo. Entendemos esse momento como um passo inicial para uma arrancada rumo ao desenvolvimento de qualidade. Garantimos que nunca mais faltará terreno em Araxá para aqueles que querem investir no nosso progresso e na nossa gente”, destaca o prefeito Aracely.
O empresário Oscar Hordones agradeceu a administração municipal por viabilizar essa legislação que favorece, principalmente, aqueles que querem investir na cidade. “A assinatura desse contrato aconteceu no momento certo para que possamos realizar um bom trabalho em prol da população de Araxá.”
Você também pode gostar