Cerca de 600 novos computadores de alta qualidade começam a equipar os Núcleos de Tecnologia Educacionais das unidades de ensino do município. A Prefeitura de Araxá investiu mais R$ 3.788,950 milhões para equipar escolas municipais da zona urbana e rural e modernizar o ensino público na cidade. Cerca de 12 mil alunos do ensino básico e fundamental serão beneficiados com o projeto.
A Secretaria Municipal de Educação também vai adquirir lousas interativas e novos equipamentos para contribuir com uma melhor qualidade na educação pública. O objetivo é facilitar o aprendizado das crianças, adolescentes e adultos matriculados na rede municipal de ensino.
O uso da tecnologia como ferramenta de ensino traz diversas possibilidades para os alunos, facilitando o aprendizado e aumentando o interesse pelo ensino. Os Núcleos de Tecnologias Educacionais de Araxá utilizam ferramentas tecnológicas com potencial de promover a equidade e qualidade na educação.
O projeto ajuda a estabelecer regras de convivência e segurança nos ambientes virtuais, trabalha a responsabilidade no manuseio e na conservação dos equipamentos digitais. As aulas aproximam a escola do universo do aluno, utilizando um conjunto de recursos interativos e dinâmicos que ajudam a criança a compreender e utilizar o que aprende.
O prefeito Robson Magela destaca a importância de mais um grande investimento na educação pública da cidade. “É impressionante o salto que o Município conseguiu dar na área da educação nos últimos meses. Mesmo com a pandemia, toda a rede educacional tem se dedicado muito para minimizar os efeitos da pandemia na educação das crianças, adolescentes, jovens e adultos. Temos hoje, unidades de ensino modernos, com tecnologia. Temos uma rede de tv em canal aberto que oferece suporte para que os professores ofereçam um conteúdo de reforço. Temos profissionais cada vez mais valorizados e reconhecidos pela gestão municipal. E tudo isso, vai refletir lá na frente, na educação desses alunos”, ressalta.
De acordo com a secretaria Municipal de Educação, Zulma Moreira, o avanço digital promovido no Município está sendo enorme. “A tecnologia digital desperta maior interesse e prende a atenção dos alunos, contribuindo enormemente para o engajamento dos estudantes na dinâmica de aula. Os "nativos digitais", de fato, têm intimidade com os computadores, além de interesse em navegar pela internet. Essa é uma característica que os professores do Núcleo aproveitam para trabalhar os conteúdos dos currículos da alfabetização ao 9º ano, além de trabalhar conceitos de informática básica e programação, por exemplo. Os jogos digitais têm um papel fundamental durante o processo de alfabetização. Ao mesmo tempo em que eles conseguem desenvolver a concentração, o raciocínio lógico e a colaboração entre as crianças, incentivam a leitura e a escrita, especialmente para alunos com deficiência”, destaca Zulma.